quarta-feira, 31 de março de 2010

Reflexões de um profissional - interessante!!

Iniciei minha vida profissional como um ajudante de produção. Roupa suja, pelo trabalho pesado, mãos calejadas, por ter que tirar rebardas do produtos que saiam das injetoras. Descarregar caminhão correndo, era outra atividade, porque em São Paulo tudo é corrido e qualquer parada fora de lugar, impacta no transito de São Paulo todo. Óia, podia até almoçar em casa, ir "de a pé", como diziam os outros. Mas eu tinha que estudar e um dia saí da empresa. Estudar é bom, "seu moço"...

Com muito sacrifício estudei, gosto disso, mas as vezes tudo isso parece ser ruim. Com muita dificuldade fiz faculdade, aliás, depois de um tempo, fiz até pós graduação. Na minha graduação, a bandeira lançadas pelos professores, e pela proposta do curso, era que o profissional precisa sempre estar atualizado, seja, através de cursos, leitura de livros, e hoje, pela internet. "Bão mesmo", e até hoje o besta faz isso, ficou no sangue.

Apesar de todo estudo, e com esta pregação na cabeça, muitas vezes fiquei desempregado, e passei muita dificuldade para encontrar trabalho. Eles pregam, "seu moço", que precisamos viver atualizados, antenados, enfim, arrumar espaço nas 24 horas do dia e dos 7 dias da semana, para fazer tudo isso, e ainda, veja que regalia: cuidar da família, ter um tempo para você, ter diversão, descansar. "Óia" que maravilha!

Mesmo com todo este conhecimento, que acredito que eu tenho, e por seguir certinho a cartilha que o mercado prega e os professores pregaram, me deparei e me deparo, com as seguintes situações:

  1. A moça da empresa que liga para oferecer uma vaga, isso quando liga, pede 3 anos de experiência em dados conhecimentos (processos e conhecimentos que não se faz todos os dias, como implantar um ERP de grande porte. Só se sua vida é de consultor e vive fazendo isso). Não resolve você estudar a academia SAP ou Oracle, mas e a querida experiência? Xi, "seu moço", lá se foi a oportunidade
  2. Pedem inglês. Você pode ter todos os outros 1.567 requisitos, mas faltou o inglês? Perdi mais uma vaga
  3. Você é da área de tecnologia? Sim, todo animado. Conhece a legislação da área de energia elétrica? Não?!? É requisito obrigatório... TI x área de energia elétrica, tudo bem relacionado (até parece
  4. M A R A V I L H A, a vaga serviu! Mas lá a moça perguntar se eu tenho empresa aberta, pois a contratação é via pessoa jurídica, e o valor por hora é de 20 reais. Bom, vou continuar a mandar currículos
  5. O horário de trabalho é das 8 horas as 19 horas, sem extra
  6. Tem que conhecer negócio, para assim poder transformar as requisições em sistemas. Mas o legal de tudo isso, é que as áreas que você vai conhecer, nunca vão te dar oportunidade de trabalho, se você desejar mudar para alguma delas. Engraçado, que foi você que definiu como ela deveria funcionar
  7. Saber se comunicar, saber se relacionar, saber ser político, saber tratar as pessoas, saber ser falso e finalmente, não saber quem você é mais
É meu amigo, tem tudo isso e muito mais. Leituras de livros e mais livros, da área e de áreas relacionadas. Tudo muda muito rápido e você tem que estar lá, sabendo da mudança. Lançam algo na semana passada e você tem que ter 5 anos de experiência. Caso contrário, a fila anda, só não sei com quem.


É "seu moço", mesmo com todas estas dificuldades, cheguei a ser gestor. Olha que maravilha! Sou um vencedor, né? Lidar com outras pessoas, outro desafio grande e tentar fazer da vida delas, algo mais fácil, ao menos na empresa. Não permitir que elas passem pelo o que você passou. E muitas vezes, as pessoas ainda dizem que você não faz nada, já que virou gerente. Horas a fio de dedicação para a empresa e concorrente a isso, o fantasma da atualização constante continua a bater no seu ombro. Mas agora, soma-se a isso, a cobrança na família, da atenção para a esposa, para os filhos.

O equilíbrio entre sucesso profissional e felicidade ainda não fecha, não dá para mandar uma moléculas para lá e para cá. Já tem até pesquisa e livros nesta área. Viu, sei porque eu procuro me atualizar!

 Ahh, esta pergunta que o senhor me fez é pertinente mesmo! Por que eu faço tudo isso, não poderia ser mais tranquilo? Depende do profissional, eu quero ver as coisas darem certo na organização que eu estou ou nas que passei. Alguns, deixam o dia a dia passar se escondendo atrás de um grupo informal forte ou sei lá o que. Cada um é dono de sua carreira. Mas é isso "seu moço", a gente precisa:

  • Planejar
  • Fazer projetos
  • Gerir equipes
  • Trabalhar longas horas
  • Estudar sempre
  • Pensar
  • Ser estratégico
  • etc etc etc
 Ahh, porque eu, como todo este conhecimento estou falando como um cara da roça, ou seja, seu moço?

Porque quando eu era ajudante, tinha que fazer o meu trabalho, sem ter que pensar em tudo isso, profissionalmente, que expus acima. Realmente, eu fui feliz. Poderia ganhar muito menos, mas era feliz. Eu era livre...

Eu? Nem vou comentar nada sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário