Mas focando no tema, temos duas grandes linhas na área de tecnologia da informação:
- Os próprios profissionais, que muitas vezes se acham Deus por seus conhecimentos atualizados ou elitizados, segundo a visão deles. Falta na área de TI uma regulamentação ou, no mínimo, mais união dos profissionais de tecnologia. Esta é uma área estratégica para uma organização, mesmo que muitas não a vejam como. Muitos profissionais de outras áreas como engenharia e administração vêm atuar em TI, aumentando ainda mais a competição por oportunidades de trabalho e em muitos casos, aceitando salários baixos e sem nenhuma habilidade para atuar na área
- As empresas, que não sabem o que querem e, em muitos casos, pela falta de valor que vão a real importância da área dentro de seus negócios.
- Profissionais, cuja base em TI, é deficiente
- Salários baixos
- Nível de exigência para uma contratação alto, por exemplo: certificações em servidores e bancos de dados, linguagens de programação Java, .NET, VB, Clipper, Delphi, análise de sistema estrutura e orientada a objetos, conhecimento profundo em servidores, ITIL, conhecimento e certificação PMI em projetos, liderança, curso superior, desejável uma pós-graduação, inglês. Vínculo PJ (empresa Ltda) e valor de 2000,00. Projeto por 3 meses. Parece brincadeira, mas este anúncio existe, talvez não fiel a este exemplo, mas próximo ou maior
- Falta de conhecimento por parte do pessoal de RH, para fazer a seleção deste tipo de profissional
- Empresas pedem certificação do profissional, mas ela mesma nem processos de negócio tem
- Os profissionais de TI precisam de união. A regulamentação vem sendo discutida há anos, mas não sai do papel
- O profissional de TI nasce e morre ao longo de sua carreira, ou seja, ele tem 3 anos de experiência em uma dada linguagem ou tecnologia, que pode estar em desuso, mas começou a trabalhar em outra. O seu tempo de experiência começa a ser contado a partir desta mais atual. Absurdo, pois conhecimento não pode ser jogado fora. Uma vez com lógica de programação, esta será utilizada em qualquer outra linguagem, além também de outras habilidades que foram adquiridas ao longo do tempo, como maturidade e conhecimento de negócio
- Terceirizar a área de TI da empresa? Isso pdoe ser feito, mas NUNCA pode-se utilizar um caso de sucesso de uma empresa X em outra Y. Mais uma vez cabe planejamento para isso. TI pode não ser o foco do negócio da empresa, sendo ela automobilística, mas é a atividade meio para tal, portanto tercerize com cuidado. Terceirizar para reduzir custos simplesmente, pode elevá-los, pois a empresa pode perder conhecimento de negócio que nem sempre são absorvidos pela prestadora de serviços
Eu atuo há muito tempo em TI, mas sempre aliada ao negócio. Tenho 18 anos de experiência na área, já até chegando a docência no ensino superior. Não vou jogar no lixo minha experiência, minha vivência, só por que tem muita empresa que está perdidinha da Silva, e que não conseguem filtrar o número de CVs que chegam para as oportunidades que elas anunciam e, a partir disso, começam a colocar filtros absurdos para tentar filtrar os candidatos.
Tenho muito o que ofecer para as empresas, ainda por muito tempo, seja em TI ou seja na área administrativa. Nem que seja por empresa própria.
Temos sim, muita gente boa no mercado com 5 anos e com 30 anos de experiência, que muitas vezes são sub-utilizados e mal remunerados. Temos também, muitas empresas que dão o devido valor a área de tecnologia, bem como para as outras áreas do negócio, pois sabem que todas são importantes e todas precisam estar bem, para assim a saúde a empresa ir bem sempre.
Mas temos também empresas que contrataram consultorias, e estas para pagar menos e serem competitivas para seus clientes, acabaram por perder um projeto inteiro de anos, por falta de uso de método e conhecimento de sua jovem equipe. Isso ocorreu em uma instituição financeira, é fato. Portanto, um lado (empresa) e o outro (profissionais) tem culpa no cartório.
Equilíbrio ,como sempre.
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