Uma empresa tinha muitos problemas de mudança radical no seu clima organizacional. É uma empresa de porte médio, mas que infelizmente não planeja nada, toma medidas sempre de modo imediatista, sem analisar as consequencias para ela e para os funcionários.
Se o mercado de uma hora para outra dá sinais de grande consumo de seus produtos, logo tratavam e tratam de contratar pessoal, e aos montes. Não analisam até que ponto esta demanda vai durar, e o que a está gerando.
Não que eu seja contra uma empresa contratar e que os funcionários que estejam lá trabalhem com afinco. O que sou contra é a contratação de um certo número de pessoas, para daqui 3 ou 4 meses (muitas vezes, até menos) serem demitidos, pois o mercado desaqueceu.
Na linha de produção o clima normalmente era excelente! Foi difícil ver uma empresa em que o pessoal se relacionava tão bem, e esta tinha este lado. Tirando os incompetentes, claro.
De uma hora para outra, alguém espalhava que haveriam muitas demissões. Olha a RP aí gente!! (Rádio pião). Os líderes logo corriam para reunir as equipes, para tentar acalmar, desmentir os boatos. Não estavam tão errados, pois muitas vezes os cortes eram solicitados rapidamente e nem os líderes tinham conhecimento de tal fato.Mas sim, precisavam ser mais transparentes.
Todos ficam apreensivos. Aquele clima de relacionamento pessoal excelente se transformava em um clima de silêncio, de medo. Quem seriam os demitidos? Estaria eu no meio? Após alguns dias, o fato se consumia. Várias pessoas da produção eram demitidas, pois o mercado estava desaquecido. E os líderes? Acabavam por perder a confiança de seus subordinados.
O problema, é que o gerente de RH, pedia aos supervisores que cortassem por exemplo, 50 pessoas de seu departamento. Isto ocorreu realmente, a lista foi pedida as 8 da manhã e as 9 horas da manhã do mesmo dia tinha que estar pronta! Foi a única vez na minha vida que vi um sincero desespero do supervisor, que tinha que ser muito frio e escolher a esmo quem ele iria demitir, a sua personalidade era contra este tipo de ação.
Gente é o maior ativo de uma organziação. Ele é complexo, mas necessário. E isso é bom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário