terça-feira, 16 de março de 2010

Qualificação profissional. Xiiiii, isso vai longe

Conversa entre duas amebas. Ooops, mas estes são seres superiores em relação à realidade que será colocada aqui! Talvez seja melhor: conversa entre duas coisas que emitem som:

- Faturou? - diz um dos seres
- Sim, legal,eehhhhhhh - responde o outro, ambos com postura irônica

Imagine esta conversa real, entre dois irresponsáveis, quando um sistema de gestão implantado sem método algum (nem comunicação), consegue concretizar o primeiro faturamento sem problemas. Isso faz um tempo, mas aconteceu.

O que isso tem haver com qualificação ou falta de profissionais? Com qualificação tem uma relação, mas que é anterior a qualquer formação ou mesmo, que seja agregada à ela: postura profissional. Isso falta muito, já falamos neste blog sobre o assunto. Eu já estive na posição de contratante e entrevistador e sei do que estou falando. 

Tem gente que :

  1. Em reunião, leva o notebook para ficar batendo papo no MSN. E acha que está certo e abafando. Por que não foi demitido(a)? Porque tem empresa onde a alta hierarquia permite e protege, por amizades
  2. Vai trabalhar, no setor de TI, como se estovesse indo a uma festa ou seja, sem roupa social adequada. O ambiente da corporação em questão pedia isso
  3. Mal sabe escrever e redigir um e-mail
  4. Não respeita hierarquia
  5. Não tem o menor conhecimento sobre negócios. E pior ainda, não vai procurar aprender
  6. O negócio é ser chefe e mandar e PONTO. Sendo que muitas vezes, nem serviu ainda. Ser um líder idiota e sem técnica é muito fácil. O problema é ser um líder com técnica, que realmente saiba conduzir sua equipe
  7. Tem dificuldades para trabalhar em equipe
  8. Tem dificuldade para ouvir, e não é caso de otorrino
  9. Profissionais com falta de educação gratuita, ou seja, se acham os mestres da TI
Esta semana começou um tema no site apinfo (www.apinfo.com), e tenho acompanhado as discussões, que estão mais voltadas às exigências x salários. Com certeza tem empresa abusando com relação a pagar salários baixos e exigir um super profissional, mas tem profissional que deveria ser banido da área, pois é ruim demais, cheio de lacunas a serem preenchidas.

Não posso ser injusto ou hipócrita a ponta de defender ferrenhamente somente o lado dos profissionais. Há empresas boas, como há profissionais bons, mas não dá para deixar passar coisas do tipo, cuja fonte é o site www.apinfo.com:

  • "Diferente de muitos que só procuram emprego, eu também contrato profissionais de TI e posso garantir que muitas vezes, mesmo oferecendo um bom salário CLT, não é fácil encontrar alguém que seja adequado, tanto do ponto de vista técnico quando do comportamental"
  • "O RH não avalia apenas questões técnicas. Na empresa onde trabalho, pelo menos, o RH verifica os requisitos mínimos e faz a avaliação comportamental dos candidatos que, se passarem, são encaminhados para posterior entrevista técnica. O que acontece é que alguns profissionais não conseguem aceitar o fato de que são inadequados e pensam que foram eliminados de processos seletivos porque o profissional de RH não soube identificar suas qualificações, entretanto, a grande maioria é eliminada por questões comportamentais, às vezes muito graves. E nenhuma de nossas avaliações é tendenciosa ou pessoal, e sim, embasadas em testes e provas respaldadas cientificamente. Cabe aos profissionais aceitarem suas limitações pessoais."
  • "Na minha opinião (profissional de RH), o que faltam são pessoas qualificadas e com postura profissional adequada. Entrevisto candidatos que chegam atrasados, mal vestidos e até mal educados. Não basta ter experiência e certificados, as pessoas tem que aprender a se portar e ser mais humildes. Comigo, candidato que não sabe se portar adequadamente, por mais qualificado que seja, não passa."
Tenho que sair em defesa destas pessoas. Eu já passei por isso como selecionar para minha área de tecnologia. Gente mal vestida, gente que não conseguia escrever em um teste, gente mal educada, atrasados e com completa falta de postura. O profissional para mim, bem como para o resto da empresa, deve ser sério, deve ter postura, deve se adequar às regras da empresa. E se adequar as regras da empresa, não é baixar a cabeça e aceitar tudo, mas ser ativo, saber ouvir, saber discutir e colocar suas idéias, saber trabalhar em equipe, saber trabalhar abaixo de uma hierarquia e ao mesmo tempo, sabendo respeitar aqueles que estão abaixo dele nesta.

Infelizmente muita gente de tecnologia tem certos problemas comportamentais, e isso não é uma crítica destrutiva, mas um aviso para que procurem melhorar nas suas relações no dia a dia. Nem sói de bits e bytes vive o mundo e ainda não estamos no BYTECENTRISMO, como muitos querem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário