- Faturou? - diz um dos seres
- Sim, legal,eehhhhhhh - responde o outro, ambos com postura irônica
Imagine esta conversa real, entre dois irresponsáveis, quando um sistema de gestão implantado sem método algum (nem comunicação), consegue concretizar o primeiro faturamento sem problemas. Isso faz um tempo, mas aconteceu.
O que isso tem haver com qualificação ou falta de profissionais? Com qualificação tem uma relação, mas que é anterior a qualquer formação ou mesmo, que seja agregada à ela: postura profissional. Isso falta muito, já falamos neste blog sobre o assunto. Eu já estive na posição de contratante e entrevistador e sei do que estou falando.
Tem gente que :
- Em reunião, leva o notebook para ficar batendo papo no MSN. E acha que está certo e abafando. Por que não foi demitido(a)? Porque tem empresa onde a alta hierarquia permite e protege, por amizades
- Vai trabalhar, no setor de TI, como se estovesse indo a uma festa ou seja, sem roupa social adequada. O ambiente da corporação em questão pedia isso
- Mal sabe escrever e redigir um e-mail
- Não respeita hierarquia
- Não tem o menor conhecimento sobre negócios. E pior ainda, não vai procurar aprender
- O negócio é ser chefe e mandar e PONTO. Sendo que muitas vezes, nem serviu ainda. Ser um líder idiota e sem técnica é muito fácil. O problema é ser um líder com técnica, que realmente saiba conduzir sua equipe
- Tem dificuldades para trabalhar em equipe
- Tem dificuldade para ouvir, e não é caso de otorrino
- Profissionais com falta de educação gratuita, ou seja, se acham os mestres da TI
Não posso ser injusto ou hipócrita a ponta de defender ferrenhamente somente o lado dos profissionais. Há empresas boas, como há profissionais bons, mas não dá para deixar passar coisas do tipo, cuja fonte é o site www.apinfo.com:
- "Diferente de muitos que só procuram emprego, eu também contrato profissionais de TI e posso garantir que muitas vezes, mesmo oferecendo um bom salário CLT, não é fácil encontrar alguém que seja adequado, tanto do ponto de vista técnico quando do comportamental"
- "O RH não avalia apenas questões técnicas. Na empresa onde trabalho, pelo menos, o RH verifica os requisitos mínimos e faz a avaliação comportamental dos candidatos que, se passarem, são encaminhados para posterior entrevista técnica. O que acontece é que alguns profissionais não conseguem aceitar o fato de que são inadequados e pensam que foram eliminados de processos seletivos porque o profissional de RH não soube identificar suas qualificações, entretanto, a grande maioria é eliminada por questões comportamentais, às vezes muito graves. E nenhuma de nossas avaliações é tendenciosa ou pessoal, e sim, embasadas em testes e provas respaldadas cientificamente. Cabe aos profissionais aceitarem suas limitações pessoais."
- "Na minha opinião (profissional de RH), o que faltam são pessoas qualificadas e com postura profissional adequada. Entrevisto candidatos que chegam atrasados, mal vestidos e até mal educados. Não basta ter experiência e certificados, as pessoas tem que aprender a se portar e ser mais humildes. Comigo, candidato que não sabe se portar adequadamente, por mais qualificado que seja, não passa."
Infelizmente muita gente de tecnologia tem certos problemas comportamentais, e isso não é uma crítica destrutiva, mas um aviso para que procurem melhorar nas suas relações no dia a dia. Nem sói de bits e bytes vive o mundo e ainda não estamos no BYTECENTRISMO, como muitos querem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário