quarta-feira, 31 de março de 2010

O desabafo de um profissional

A gerência de projetos não funciona neste país! eu não sei por que as empresas querem contratar um GP ou mesmo terem um PMO, se não querem seguir absolutamente nada, não tem método. Todas as coisas são feitas de qualquer jeito, e isso é pior aqui, por se tratar de uma empresa estrangeira. Lá fora, os americanos não querem problemas, e não são tão polivalentes como pregam ao mundo. Ainda existe o Taylorismo, ou seja, eu aperto um parafuso e é isso que faço (este é minha, não pude deixar de registrar).

Tenho um monte de projetos para gerir, sem recursos humanos, sem apoio de meus superiores, ninguém me apóia. Os stakeholders, todos eles, acabam por virar as costas e dizem que o problema é meu!

E o meu gestor, ainda diz que não estou trabalhando, não faço nada. Falar outro idioma com o inglês, só me trás mais problemas, pois o fuso do Brasil com outros países é diferente, e assim tenho que trabalhar mais.

Eu quero abandonar a carreira de gestor de projetos, isso não funciona. Tudo querem jogar para o GP, ele tem que resolver tudo! Até que enfim um companheiro, pensa a área de TI, pois ela normalmente é que tem que carregar tudo, claro, as culpas (Essa também é minha). Mas muitas vezes, o GP está ligado a área de TI. Ihhhh, mais culpa!

Ninguém faz planos, ninguém lê comunicados. ninguém lê e-mails, inclusive meu chefe, ninguém respeita o cronograma, o cliente não quer fazer nada (e olha que tem coisa que o projeto depende dele, é crítico). Fique tranquilo neste ponto. Se você comunicou por e-mail, está documentado, e ainda mais, caso tenha feito isso em reunião, colocando como o projeto iria funcionar, isso fica ainda mais sério. Muitas pessoas não lêem por falta de tempo, outras por pura preguiça mesmo ou por não estarem nem aí com o projeto. As duas últimas são muito frequentes e jogam a culpa no tempo.

Este é o desabafo de um profissional sério, sênior. Brigar com a área de gestão de projetos não resolve, mas o entendo. O problema está nas pessoas que muitas vezes não querem levar os trabalhos a sério, dentro das organizações. Hoje, tudo é para ontem, a pressa é inimiga da perfeição. Esta todo mundo assim??!! Maravilha, vamos fechar as faculdades, escolas, acabar com cursos de MBA, pois se vamos continuar assim, trabalhando de qualquer jeito, não precisamos estudar.

Foi muito difícil ouvir isso, apesar de saber que isso realmente existe, mas temos que fé que pode mudar. Só queremos trabalhar, mostrar que somos profissionais e fazer as organizações crescerem. Só isso.

Conheço gente que pediu para trabalhar certo, só cobrou isso, e foi demitido. Queria colocar em prática, pois foi contratado para isso.  Isso é fato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário