sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Uma nova e velha palavra: OPORTUNIDADE

Certa vez participei de um processo seletivo para uma empresa nacional. Passei pelos processos de seleção do RH, por entrevistas com o gerente da área, com um analista e ainda, com o diretor responsável pela área, a qual, eu desejava trabalhar.
O processo foi longo e cheio de testes, cheguei a ficar com medo de trabalhar na empresa, já que ela poderia exigir muito de mim. Mas isso foi momentâneo, já que é o que espero de uma empresa: uso de métodos, planejamento, processo, projetos e afins. Passei no processo e depois de dois anos, passei a gerente da área e também muito amigo do diretor, uma pessoa equilibrada e com a qual aprendi muito, e tenho o que aprender.
Em uma de nossas conversas, entramos no assunto da minha contratação, onde o diretor me disse que, em minha entrevista eu não fui uma pessoa falante, com respostas curtas. Meu argumento foi de que não sabemos se devemos falar muito ou falar pouco, nunca se sabe o que a outra pessoa vai pensar. E eu ainda prefiro o falar pouco, pois quem fala menos, ouve mais e quem ouve mais, aprende mais. Timidez, introversão?? Bom, eu ministrei aulas em nível superior durante 3 anos.
Voltando ao ponto, a minha contratação foi a primeira OPORTUNIDADE e a minha promoção à gestão da área, foi outra OPORTUNIDADE.
É isso que cada um de nós precisa, junto às empresas, aos nossos negócios, em nossos estudos, em nossas aquisições etc. Precisamos de oportunidades, ou mesmo, de saber identificá-las. Um recém-formado precisa de oportunidade para mostrar o seu potencial, mas para isso ele precisa ter um. A via aqui é de mão dupla, tem-se a oportunidade, mas precisa-se saber abraçá-la, conquistá-la, enfim, corresponder às expectativas.
Uma pessoa que trabalha com afinco, com vontade de crescer naturalmente, com vontade de ver a sua organização crescer, precisa de oportunidade para tal, vinda de seu superior imediato ou seja lá quem for que tenha este poder. Muitas vezes temos a formação, a experiência, as vivências, as habilidades, enfim o perfil para uma determinada empresa ou mesmo, um determinado cargo, e não conseguimos, simplesmente pela falta desta.
Se ninguém quer te dar, crie as suas, mostrando seu trabalho, sua competência, sua honestidade, seu empenho, seus conhecimentos, enfim, tudo que pode fazer uma corporação crescer, mesmo que esta corporação, seja a sua!
E se não te derem, não te deixarem subir, já que nas organizações existem pessoas e algumas delas são invejosas, têm medo da capacidade de outras, têm medo de perder seu cargo ou status, tem uma política interna complexa e afins, não esquente, isso tem em todo lugar, infelizmente. Procure outra corporação para mostrar sua competência.
Só não esqueça: na maioria das vezes, o que precisamos são oportunidades! No baile, aquela menina foi com suas amigas e você está de olho nela, mas as amigas não desgrudam. Uma hora, ela fica sozinha, o que é isso? Aproveite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário