quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A arte de administrar um sistema de informação

       A maioria gritante das pessoas, sejam profissionais da área ou áreas afins, sejam estudantes, têm uma visão que administrar um sistema de informação é administrar computadores, tecnologia, enfim, todo que envolve um programa e suas interações.

        Também é esta a tarefa, mas vai muito mais além disso. A começar por sistemas, que é um conjunto de elementos que interagem entre si, visando um objetivo. Elementos estes que podem ser, dentro de um contexto, departamentos de uma empresa, partes de um carro, partes do corpo humano etc. A interação ou seja, os relacionamentos, os vínculos, ocorrem pela informação, se estivermos dentro de um contexto empresa. No caso de um carro, o relacionamento reflete o que cada conjunto dele, após um processamento, envia ao outro sistema, ou seja, o sistema de ignição tem que estar funcional, para que assim, o veículo possa ligar e começar a andar.   

        A informação é um conjunto de dados ordenados, e quem recebe, ou lê, ou emite ou mesmo processa, tem um entendimento, tem uma conclusão sobre o assunto e isto é que permitirá tomar uma decisão. O processo decisório, hoje nas empresas, acontece diariamente, o dia todo, seja no operacional ou seja no estratégico, e isto foi, e é agravado pela globalização mundial, ou seja, as empresas não atuam somente no seu mercado local, mas sim mundial, concorrendo com empresas de fora, com estruturas mais enxutas e com custos operacionais menores, propiciados pela política tributária de seus países. A informação é um ativo muito importante, é o combustível das empresas hoje, é o “carvão” que mantem e gera a energia para mantê-la “viva”. Ainda, a informação que é útil para alguns, não serve para outros, seja nas empresas como em nossas vidas.

        Um exemplo recente: para os correntistas do Banco Santos, qual o impacto ao obterem a informação de que o banco está sob intervenção do BC? Qual o impacto para você, que talvez não seja correntista do banco? Qual o impacto para a sua empresa ou outra empresa qualquer que tenha negócios para com este banco? Percebe a diferente de impactos? Perceba ainda, que a informação não foi gerado por um computador, mas sim pela impressa escrita e falada, por isso a informação não é conceito exclusivo de tecnologia, mas sim interdisciplinar.

        Administrar um sistema de informação é gerenciar, é planejar, é controlar, é dirigir, é projetar e permitir a otimização dos recursos disponíveis, mão de obra, máquinas, parceiros, capital e afins, focando os objetivos de negócio da organização. Administrar um sistema de informação é conhecer cada unidade de negócio da empresa, seus fluxos, e qual a interligação entre eles, saber que se a empresa não tem bons vendedores, não tem um bom pós-venda, terá com certeza problemas de caixa (financeiro), que por consequência, atingirá a produção, o estoque, provocando demissões e afins. É ainda, com auxílio da tecnologia, permitir um fluxo de informação otimizado, correto, sem erros, integrado e plenamente confiável, para que nos momentos de decisão, se possa acertar cada vez mais, tirar conclusões, encontrar até problemas que antes não eram vistos.

        É, isso mesmo, é complexo, e muito além dos computadores, é saber que se alguém na produção não apontar as suas horas paradas, as horas trabalhadas o custo de fabricação do produto será atingido de forma negativa. É saber que se o financeiro não tiver seus processos em dia, e a empresa necessitar fazer um investimento de longo prazo, onde precisará das informações de um orçamento de capital, ele será mais uma vez penalizada.

        É “ver” que erros ou acertos terão influência negativa ou positiva na organização, é saber até onde a sua decisão vai influenciar. Tudo isso serve para nossa vida, se tomamos a decisão de comprarmos um carro além de nossas posses, por exemplo, corremos um sério risco dificuldades para o pagamento do IPVA, pagar as manutenções, o combustível e afins.

        Sistemas de gestão integrados (ERPs), sistemas voltados a auxiliar a filosofia CRM, planilhas, editores de textos, programas de auxílio a desenhos, internet, intranet, e-mail, são ferramentas meio, que muito podem nos ajudar a decidir, a permitir um trabalho mais limpo e correto, mas que se perde, se o administrador deste sistema de informação não tiver uma visão de negócios. É saber que um sistema de gestão integrado mal implantado, pode, em dias, acabar com a empresa, pois o seu “carvão” está confuso, inconsistente, sem objetivo, falta em muitos departamentos: a informação.





Por Siqueira

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