sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Liberdade e humanidade, para onde foram?

A tecnologia que está a cada dia crescendo, se transformando, é uma forte atividade-meio para as empresas conquistarem seus objetivos. Veio tendo como uma das promessas, a melhor qualidade de vida das pessoas, sou seja, que estas teriam mais tempo para suas famílias, enfim, sua vida particular mais aproveitada, o tempo no trabalho seria menor, seriam criados mais empregos etc, etc, etc.

Infelizmente existem pessoas que se aproveitam, isto é, têm acompanhado a tecnologia, como a informática e usam isto para exercer dominação sobre os outros grupos e se acharem Deus! A área de tenologia da informação, de uns tempos para cá, vem sendo  preenchida por alguns profissionais que adoram exercer o poder (que acham ter) sobre os outros, se esquecem que a tecnologia veio para facilitar a vida de todos nós, que a tecnologia, se mata quem está fora dela, mata também  quem está dentro.   

            Pelo lado das organizações, está existindo muito desrespeito com o profissional em geral , enfim com o ser humano. Os chamados chefes, que pode ter sido aquele colega seu de departamento, que tomava cerveja com você no bar, foi promovido a chefe e mudou completamente sua personalidade. Hoje ele passa por você e nem dá, ao menos um bom-dia.

Hoje, se trabalha muito mais, pois as empresas têm que reduzir custos para se tornarem cada vez mais competitivas, algumas nem ao menos pagam as horas aos seus colaboradores, as pessoas são exigidas ao máximo, e o constante desemprego que se anuncia todos os dias, acaba por inibir muitos profissionais a buscarem outras alternativas de um trabalho mais humano.

O jogo de poder, impera em muitas empresas, onde o gerente B não gosta do gerente C ou mesmo quer seu departamento, pois agora não se trata mais de salário, mas sim STATUS, e com isso geram uma guerra interna, um querendo assumir o departamento do outro, a equipe, o prestígio etc. Procura-se “cabeças”, quando ocorre um erro, se não está explícita, alguém vai ser o alvo. É uma incessante busca de vingança, justificativas, de punição, do julgar!! Querem perfeição, trabalho 100% livre de erro, se fossemos assim, não seríamos humanos. A empresa é um todo, é um sistema que trabalha e é alimentado por subsistemas, que são os departamentos. Os objetivos da empresa, não são só do departamento de manutenção, do restaurante da empresa, do RH, da produção, mas sim de todos, e para tanto, todos devem trabalhar dentro de um mesmo sentido, ou seja, para o objetivo comum. Esta é a visão sistêmica, alvo de tópicos sobre ela, daqui um tempo.

O “poder” na mão de alguns pode ser muito perigoso para os que estão ao seu redor. Muitos chefes  ainda têm aquelas atitudes idiotas como : gritar com o funcionário, se ele vai pedir aumento ele manda procurar novo emprego ou mesmo o despede, o funcionário dá idéias e ele nem liga, gostam de dar broncas à toa e sem a mínima base,  não respeitam a vida pessoal do funcionário entre outras coisas, falta muita transparência nestas relações. .

            Hoje nós temos MBAs, cursos de liderança, cursos de idiomas,  enfim, formações diversas, mas só vemos balões de egos, que não utilizam absolutamente nada do que aprenderam, sem conteúdo algum, não procuram melhorar em nada a vida da empresa, a não ser que em benefício próprio. Quer fazer faculdade por simples exigência, vai comprar um diploma por aí, sai mais barato!

            Aqueles que são ‘obrigados’ a trabalhar 12,13 horas ou mais e que ocorre muito com os profissionais de sistemas,  gerentes entre outros, em muitos casos, a causa disto, é a simples falta de planejamento. O mínimo planejamento permite obter um ganho de tempo, trabalhos mais objetivos, menor desgaste dos envolvidos, todos ganham.

            Esta exposição tem o objetivo mostrar um pouco da realidade, que para muitos pode significar revolta, anarquia, pois têm medo de enfrentar a realidade em que vivem e, por pensarem assim, seus filhos, netos e futuras gerações passarão por problemas ainda maiores que estes.

            Vale, e muito, colocar o seguinte comentário: temos, senhores e senhoras, excelentes profissionais em todas as áreas, empresas excelentes que buscam sempre a boa integração em seu ambiente interno e externo, enfim, temos com certeza aqueles que querem que o mundo “ande” para frente, e cada um tenha a sua oportunidade de crescimento e realizações plenos.

              Mas tudo isso posto, tem o objetivo de melhorar as nossas relações, e não repetirmos os mesmos erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário