quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dois funcionários e um cachorro - dia a dia da comunicação ou a falta dela

Aquela empresa ia muito bem das pernas, como se diz na gíria corporativa. Claro, a economia estava aquecida, a empresa vendendo muito isso muitas vezes é comum. Ninguém liga para o fluxo de caixa, o importante é que o que entra paga com sobra as dívidas. Mas isso é assunto para outro momento.

Voltando ao ocorrido, como a empresa estava indo bem, resolveu-se comemorar com os funcionários daquela empresa, com um café da manhã, com a participação dos gestores, onde falariam sobre o sucesso e agradeceriam a colaboração dos funcionários. Evento bom, raro de acontecer ainda mais em uma empresa que não tinha cultura para tal.

No dia do evento, poucos funcionários apareceram, deixando os gestores e o dono, apreensivos com o ocorrido. O que será que houve?, pensou cada um deles.

Como tudo na empresa sempre ocorre sob a falta de planejamento, este evento não poderia ser diferente. A falta de pensar nas coisas, o que é preciso para chegar a um resultado, e uma coisa tão simples, foi desastrosa. Esqueceram simplesmente de COMUNICAR formalmente o evento aos colaboradores, a coisa ficou no boca a boca e mesmo sendo noticiado pela rádio pião, o pessoal ficou apreensivo e a maioria não foi, com medo de alguma represália ou de demissão dos presentes, já que os gestores e o dono estariam presentes.

O que a falta de comunicação não faz, como já vimos em outro tópico. Se para uma festa de comemoração dos resultados, foi desta forma e causou apreensões de todos os lados, imagine coisas mais sérias.

Isso justifica o título deste post, onde a falta de comunicação propiciou, ainda, às mentes criativas a seguinte história: por erro de comunicação da comemoração dos resultados, somente estavam presentes, dois funcionários e um cachorro, que diga-se de pesagem, estava perambulando pela rua e sentiu o cheiro da mesa com alguns lanches, biscoitos e afins.

Ainda se estendeu: o cachorro ficou com o dono, dando conselhos sobre administração (que não eram ouvidos), virou seu boneco de pancadas e se encarregou de morder que eram demitidos.

A comunicação é muito importante em nossas vidas, seja ela pessoal ou profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário