sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Comunicação, uma palavra interdisciplinar e importante para uma corporação

         Comunicação, palavra que solta ao ar isoladamente, tende a dar a inferência de um ato entre duas pessoas, uma falando com a outra, seja em que contexto for. E realmente é, ou melhor, também é isso. Mas a comunicação além de ser uma habilidade do homem, também é alvo de estudos e usos na área de tecnologia da informação, na área de projetos,  na área de telecomunicações (que cresceu muito e tem vida própria além da  TI), enfim, é também uma área de estudos linguísticos de cada país, já que possuem suas particularidades e idiomas diferentes.
          Na área de tecnologia da informação, ela está presente, no uso das redes corporativas, onde através de computadores e programas, as pessoas trocam dados e estes, viram informações. Com o uso do e-mail, do acesso a internet e de blogs como este, pelo uso de comunicadores como o MSN ou Google Talk enfim, a comunicação se dá presente e propricia neste meio, interligando empresas, pessoas, mesmo que distantes entre si geograficamente.
          Em projetos, ela é um processo, muito importante durante toda a existência deste, desde a minuta da projeto, passando pelo planejamento, controle, execução, até a sua entrega. Como gestor de projeto, sempre procuro mostrar as equipes envolvidas, que a comunicação em um projeto é sempre uma via de mão dupla, ou seja, do gestor para com a equipe e da equipe para com o gestor. É pela comunicação que sempre temos a homeostasia (equilíbrio) do projeto, onde se consegue manter o projeto livre de riscos ou mesmo, se atever à eles, já que estão presentes o tempo todo. Permite ainda, obter status das atividades e seu andamento, evitando assim que este atrase ou tenha problemas que peguem a equipe ou o gestor de surpresa e acabe por impactar no seu escopo e entrega. Além da elevação dos custos. Parece simples, e conceitualmente é. Mas na prática, muitas equipes têm dificuldade em trabalhar dentro desta metodologia. Dentro desta metodologia? Sim, primeiro porque projeto é um conjunto de processos e métodos. E muita gente não quer trabalhar dentro destas regras ou mesmo, não têm conhecimento. E, deve estar pensando, se comunicar é um ato comum a todos nós humanos e normais. Sim, realmente, mas muitas equipes não o fazem, deixando a gestão do projeto mais complexa, exigindo ajustes junto à equipe por parte do gestor, na busca de alinhar as relações e métodos. Não tem jeito, isso é feito em todo projeto.
          Nas corporações ela está presente, em cada uma das áreas citadas acima, ISSO mesmo em cada e na relação entre os departamentos da organização, fechando assim as interações dos subsistemas, dentro de uma visão sistêmica. É a troca de mensagens, e-mails ou afins, entre as pessoas destes departamentos ou mesmo via sistemas, isso também faz parte da comunicação, e caso esta comunicação seja falha (dita com ruídos), problemas podem acontecer. Uma comunicação com ruídos é aquela onde a informação ou dado, chega a outra ponta ou pontas, faltando informação ou dados. Por exemplo:

  1. Por telefone, quando um dos aparelhos ou mesmo a linha, apresenta chiado por motivos técnicos
  2. Envio de uma e-mail mal escrito
  3. Memorando mal escrito
  4. Problemas com interpretação do que foi escrito. Alguém enviou corretamente, mas a outra ponta, não entendeu ou entendeu de outra forma. por deficiências diversas, como falta de estudo (fato)
  5. Alimentação errada em um sistema de informação, se este for integrado. Mesmo isolado, quem tiver acesso e precisar destes dados, pode obtê-los de forma equivocada, pois foram inseridos de forma errada. Exemplo? O endereço de um cliente, para entrega, errado
  6. Falta de comunicação entre gestores e suas equipes, da organização como um todo
      Estes são alguns exemplos, onde a falta de comunicação ou a mesma com ruído, pode trazer de ruim para uma empresa. Infelizmente existem casos onde alguns colaboradores, por falta de formação ou mesmo por interesse nos estudos (seja em que nível for), não conseguem escrever um único e-mail ou se escrevem, o fazem com frases sem sentido, com erros grotescos ou mesmo usando a linguagem da internet, como VC, KD, NAUM e etc. Já coisas assim, e pior, com cópia para um diretor. 
       A comunicação é algo que está em cada um nós, e basta ter a disciplina para fazê-la em uma organização, montar processos e ter a visão da empresa como um todo, para assim obter quem precisa de uma informação, quando precisa e em qual quantidade, pois ela a mais ou a menos, causa problemas também. Há necessidade de acabar com as brigas, com o sentimento de importância maior para a empresa que alguns departamentos têm, como por exemplo o comercial e fazer uma sinergia. Uma empresa tem seu objetivo claro, que é vender com margem e crescer em seu mercado. Ela é um sistema. E seus subsistemas, precisam fazer com que ela chegue a este objetivo, ou seja, seus departamentos. Brigas, eu não gosto daquele gestor, brigas por poder entre outras só elevam custos e não permitem que a empresa atinja os seus objetivos. Seu corpo não funciona bem se os rins estiverem falhando. Nosso corpo é um sistema e, se comunica conosco quando algo vai mal. Só temos que tomar cuidado para não criarmos um ruído ou mesmo não interpretar mal seus avisos. Mais uma vez a comunicação está presente.
         Um bom exemplo de comunicação e a inferência equivocada que ela pode ocasionar é: "Como sair de repente para kagar". Veja, o ruído/interpretação que você criou na sua cabeça e a verdade:

 
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Por Siqueira

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