Na área de tecnologia da informação, ela está presente, no uso das redes corporativas, onde através de computadores e programas, as pessoas trocam dados e estes, viram informações. Com o uso do e-mail, do acesso a internet e de blogs como este, pelo uso de comunicadores como o MSN ou Google Talk enfim, a comunicação se dá presente e propricia neste meio, interligando empresas, pessoas, mesmo que distantes entre si geograficamente.
Em projetos, ela é um processo, muito importante durante toda a existência deste, desde a minuta da projeto, passando pelo planejamento, controle, execução, até a sua entrega. Como gestor de projeto, sempre procuro mostrar as equipes envolvidas, que a comunicação em um projeto é sempre uma via de mão dupla, ou seja, do gestor para com a equipe e da equipe para com o gestor. É pela comunicação que sempre temos a homeostasia (equilíbrio) do projeto, onde se consegue manter o projeto livre de riscos ou mesmo, se atever à eles, já que estão presentes o tempo todo. Permite ainda, obter status das atividades e seu andamento, evitando assim que este atrase ou tenha problemas que peguem a equipe ou o gestor de surpresa e acabe por impactar no seu escopo e entrega. Além da elevação dos custos. Parece simples, e conceitualmente é. Mas na prática, muitas equipes têm dificuldade em trabalhar dentro desta metodologia. Dentro desta metodologia? Sim, primeiro porque projeto é um conjunto de processos e métodos. E muita gente não quer trabalhar dentro destas regras ou mesmo, não têm conhecimento. E, deve estar pensando, se comunicar é um ato comum a todos nós humanos e normais. Sim, realmente, mas muitas equipes não o fazem, deixando a gestão do projeto mais complexa, exigindo ajustes junto à equipe por parte do gestor, na busca de alinhar as relações e métodos. Não tem jeito, isso é feito em todo projeto.
Nas corporações ela está presente, em cada uma das áreas citadas acima, ISSO mesmo em cada e na relação entre os departamentos da organização, fechando assim as interações dos subsistemas, dentro de uma visão sistêmica. É a troca de mensagens, e-mails ou afins, entre as pessoas destes departamentos ou mesmo via sistemas, isso também faz parte da comunicação, e caso esta comunicação seja falha (dita com ruídos), problemas podem acontecer. Uma comunicação com ruídos é aquela onde a informação ou dado, chega a outra ponta ou pontas, faltando informação ou dados. Por exemplo:
- Por telefone, quando um dos aparelhos ou mesmo a linha, apresenta chiado por motivos técnicos
- Envio de uma e-mail mal escrito
- Memorando mal escrito
- Problemas com interpretação do que foi escrito. Alguém enviou corretamente, mas a outra ponta, não entendeu ou entendeu de outra forma. por deficiências diversas, como falta de estudo (fato)
- Alimentação errada em um sistema de informação, se este for integrado. Mesmo isolado, quem tiver acesso e precisar destes dados, pode obtê-los de forma equivocada, pois foram inseridos de forma errada. Exemplo? O endereço de um cliente, para entrega, errado
- Falta de comunicação entre gestores e suas equipes, da organização como um todo
A comunicação é algo que está em cada um nós, e basta ter a disciplina para fazê-la em uma organização, montar processos e ter a visão da empresa como um todo, para assim obter quem precisa de uma informação, quando precisa e em qual quantidade, pois ela a mais ou a menos, causa problemas também. Há necessidade de acabar com as brigas, com o sentimento de importância maior para a empresa que alguns departamentos têm, como por exemplo o comercial e fazer uma sinergia. Uma empresa tem seu objetivo claro, que é vender com margem e crescer em seu mercado. Ela é um sistema. E seus subsistemas, precisam fazer com que ela chegue a este objetivo, ou seja, seus departamentos. Brigas, eu não gosto daquele gestor, brigas por poder entre outras só elevam custos e não permitem que a empresa atinja os seus objetivos. Seu corpo não funciona bem se os rins estiverem falhando. Nosso corpo é um sistema e, se comunica conosco quando algo vai mal. Só temos que tomar cuidado para não criarmos um ruído ou mesmo não interpretar mal seus avisos. Mais uma vez a comunicação está presente.
Um bom exemplo de comunicação e a inferência equivocada que ela pode ocasionar é: "Como sair de repente para kagar". Veja, o ruído/interpretação que você criou na sua cabeça e a verdade:
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Por Siqueira
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