domingo, 16 de maio de 2010

Pensamentos e frases

Partindo do livro "Reengenharia"escrito por Hammer, isso na década de 90, as empresas já tinham problemas, dúvidas, problemas gerenciais e afins. Já se falava em 200 anos de administração. Temos um pouco mais que isso, e muito tempo passou, muito foi ensinado e muito foi escrito, mas ainda não se aprendeu nada. As empresas, muitas ainda, se encontram desorientadas em suas ações, mas uma orientação impera: a do lucro, sempre o lucro, de forma fácil, com menos custo. Natural claro, uma instituição ser criada para gerar lucro, mas ambicioso, é a geração a qualquer custo (não o custo em dinheiro, mas de esforços, esmagando as pessoas e etc). Estas empresas ainda estão sem saber como contratar uma pessoa, mas muito antes disto, não sabem nem ao menos o que esperam dela. Como esperar, se não sabem seus objetivos empresariais, não tem visão, missão, não planejam? A empresa é um sistema, baseado na teoria de sistemas de Bertalanffy e, que não é recente, TUDO nela está interligado, não adianta torcer a cara e dizer que tudo isso é teoria!

Se nada está interligado, então porque quando a economia vai mal, as empresas são afetadas? Por que um simples boato, derruba bolsas, um mercado inteiro, isso quando não mundial? Por que quando uma empresa deixa de faturar, sua produção caí ou mesmo estoques ficam sobrando e com capital investido sem giro? O sistema é isso, a relação do todo, basta escolher o referencial.

Portanto, mesmo para contratar uma pessoa, a empresa precisa ter claro, os seus objetivos e o papel que esta desempenhará em sua estrutura. Caso contrário, ela será demitida em breve ou, ficará desmotivada por esatr sendo sub-utilizada.

O que se vê são formas e mais formas, proibições ou não, do que colocar em um currículo, como se portar em uma entrevista, o que dizer, o que não dizer, não mentir entre outras coisas. Não mentir é algo que chega próximo a hipocrisia. Você não pode falar mal das empresas por onde passou? Mas e se ela foi uma empresa ruim, ou você teve um gestor ruim, sendo esta pessoa especialista em aplicar todas as regras que levam ao assédio moral? Você tem que dizer que saiu por problemas de custos, extinção da área ou qualquer outra coisa, que não é verdade, só para deixar feliz o seu interlocutor. Pregam para você não mentir, mas você não pode falar a verdade. Confuso, não?

Mas tudo isso tem, basicamente duas variáveis: a primeira, a própria falta de conhecimento sobre a organização; e a segunda, apoiada do contingente de pessoas sem trabalho, sejam elas em que nível for. É a massa de manobra (Marx). Para tanto eles criam filtros, pois recebem  muita gente se candidatando as poucas oportunidades de trabalho. Mas ao mesmo tempo, se perdem nos filtros que eles mesmo criam.

_________________________________________________________________________________

Se você estuda muito, seja em nível técnico ou superior, não serás contratado porque sabe muito e, seu gestor terá medo de você tomar o lugar dele.

Se não estudar, a desculpa será que você não tem capacitação, por isso não será
contratado.

Se tiver idade acima dos 40 anos, não será contratado, por que está velho (isso na cabeça medíocre do mercado ou porque você quer ganhar mais).

Se você escapar destes filtros, o selecionador te desconsidera, porque não foi com a sua cara.

Claro, há pessoas trabalhando. Mas cada um destes eventos acontece na realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário