domingo, 23 de maio de 2010

Onde estão os profissionais?

Um telefone celular cai no chão, pela enésima vez. Mas esta foi derradeira, algo deixou de funcionar: o display do telefone. Fazia ligações, claro no estilo voo cego, sem ver nada no display.

Bom, ele foi um presente e desta forma precisava ser consertado, e o aparelho não é dos ruins, já tem mp3, câmera, filma, tem rádio, joguinhos, acessa a internet, bluetooth e ainda é telefone.

Sendo lá foi o aparelho para conserto, e a assistência técnica eleita foi uma em um shopping. Apesar de estar em uum shopping, o atendimento da assistência é uma porcaria, mas por estar mais próxima, foi a escolhida. O aparelho foi deixado para conserto, com a ordem de serviço em mãos, a atendente avisou que ligariam para passar o orçamento. A história começa aqui, e o cliente esperasse, ele iria ficar como na imagem abaixo:



Já começaram os problemas por aí, não ligaram de forma alguma, e o cliente foi quem teve que tomar a iniciativa. Ligou, e lá estava o orçamento pronto. Orçamento aprovado, houve necessidade de ir á loja para deixar 30% de sinal. Aqui já se percebeu o profissionalismo das atendentes, uma pintando as unhas em pleno balcão, e outras duas vendo fotos e o cliente plantado esperando, mais uma vez, a boa vontade daquelas criaturas.

 Finalmente, conseguindo deixar o sinal (e veja que isso é dinheiro entrandna empresa), mais uma vez a atendende disse que ligariam para avisar que o aparelho estaria disponível para ser retirado.

Mas como mostra a imagem acima, o cliente mais uma vez resolveu ligar, e lá estava o aparelho pronto para ser retirado. Mas, não ligaram mais uma vez.

Lá foi nosso amigo, retirar seu aparelho que, por sorte tinha uma mais antigo que estava funcionando, onde pôde passar os dias sem o seu, sem perder ligações importantes.

Chegou na loja, ficou mais uma vez plantado esperando atendimento. E veja que a empresa não é grande, e não tem um volume enorme de pessoas para serem atendidas. Aliás, eles têm mais funcionárias, do que clientes. Entregue o aparelho, lá foi o nosso desbravador feliz para casa, mas ele cometeu um erro. Bom, será que foi um erro ou confiou no profissionalismo de quem consertou o aparelho. A última é a mais certa.

Chegando em casa, foi ligar para um de seus contatos, nada de ouvir o tom de chamada. Tentou de novo, poderia ser algo temporário, já que isso ocorre, mas não ouvia o tom de chamada. Resolveu olhar as configurações do seu aparelho, e nada. Foi tentar tirar uma foto com o aparelho, e o mesmo travou de forma a ter que ser desligado!



 Neste estado posto acima, lá foi nosso amigo a maravilhosa empresa. Mas isso também demonstra o profissionalismo, no seguinte:

  1.  Percebe-se claramente que a empresa não tem processo e contrata pessoas sem a menor noção de atendimento
  2. O técnico que fez o conserto, nem ao menos, testou as funcionalidades do aparelho. Viu o display funcionando e pronto
  3. Nem ao menos fez uma limpeza no aparelho, entregou da forma que foi
Voltando à saga, ele deixou o aparelho e ainda perguntou para a atendente se o técnico testa os consertos, mas foi o mesmo que perguntar para uma planta. Desculpe ser repetitivo, mas outra vez, ela disse que quando o reparo estivesse pronto, eles ligariam avisando que o aparelho estaria liberado para retirada. 

Mas o nosso amigo, já PHD em desvios felinos do encontro eminente com a mais conhecida junção de átomos de hidrogênio e um de oxigênio, resolveu nem ligar, esperou uns dias e já foi retirar o aparelho, que lá estava pronto, mas desta vez, ele testou tudo que pôde na loja.

Só para registro, neste tempo em que o cliente esperou, não ligaram mais uma vez. Portanto, infelizmente o que se percebe neste mercado de trabalho, e até mesmo em muitas empresas (há uma contrapartida), é a falta de profissionalismo, a falta de interesse e o que importa é esperar o dia 20 e o dia 5.

Pior do que isso, é a falta de se interessar e aprender mais, buscar conhecimento e ver onde pode melhorar. Isso está presente em todas as esferas de formação do fundamental até a mais alta graduação.

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