quarta-feira, 24 de abril de 2013

Direto ao ponto: mais uma vez a qualificação

O assunto agora é...a qualificação mais uma vez. Li uma reportagem sobre o custo Brasil mais precisamente sobre as contratações de funcionários via CLT. Inúmeras polêmicas como sempre, alguns reclamando que hoje em dia há muitos funcionários que vivem de seguro desemprego e de afastamentos ou mesmo do fundo de garantia. Realmente tem gente que não pode ter direitos, até este ponto concordo com alguns exemplos. Não são todos, felizmente.

Bem há funcionários ruins, sem qualificação? Sim, há. O problema não é ter qualificação ou não e sim não ter o discernimento de ir atrás do conhecimento e, atualemente, não há desculpas para que isso não ocorra. Mas é melhor ficar no Facebook, cuidando da vida dos outros e etc.

Agora, imagine você! Uma pessoa qualificada, com experiência prática e bom boa carga de conhecimento. Seu superior é do tipo que só sabe mandar, não usa nenhum tipo de método de trabalho no dia a dia, enfim, ele não é qualificado. E aí, como fica? Bem, serão dias, anos de stress onde um dos dois terá que sair da empresa, normalmente será você. Você uma pessoa qualificada foi colocada na rua por alguém sem qualificação (por falta de princípios, ética desta pessoa). Ninguém sabe tudo, desde que o indivíduo mais alto na hierarquia não atrapalhe o trabalho dos que estão sob sua orientação.

Esta mesma pessoa que reclamou de funcionários sem qualificação, tem conhecimento de liderança, de gestão de pessoas, de técnicas administrativas e outras habilidades para atuar no dia a dia da organização? Se não, como pode avaliar o conhecimento do outro?

Em nome da pressa, do cliente que quer logo, do jeitinho Brasileiro, das carteiradas do departamento comercial, do amigão do dono já vi meu trabalho ser jogado no lixo, trabalho de anos, de meses, de conhecimento, sem resultados. E sou qualificado. Mas a turma acima...nem tanto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário