terça-feira, 7 de agosto de 2012

A carreira e a empresa

Dia destes um consultor disse que a "empresa moderna" (sempre tem estas palavras na frase com relação a alguma técnica ou afim) precisa entender que a carreira pertence ao colaborador.

Realmente e este blog já teve alguns posts sobre o assunto. De qualquer forma quando se referímos à Empresa parece que enxergamos o prédio, o local físico, a sua constituição jurídica. Há muito tempo pensava assim também. Na realidade o que precisa ser visto, lembrado, focado é que a empresa são pessoas, cada um dos seus colaboradores, do presidente ao pessoal que faz o trabalho mais repetitivo do nível operacional, sem descrédito nenhum!

Portanto, não é a empresa que precisa entender, saber, se atualizar com relação à gestão de carreiras, mas sim cada um dos colaboradores, inclusive o seu gerente, o seu diretor, o seu presidente. Se ele não souber disso, você terá que buscar pessoas que entendam do assunto, valorizem e principalmente, PRATIQUEM! Este buscar, pode ser buscar pessoas em outra organização empresarial e isso deve partir de você. Não resolve ter consciência de que a carreira é sua e que queres subir na organização, o que é natural, desde que sem pisar nos outros, se o seu gestor não vê desta forma e te barra.

Há outros que não querem subir, preferem o operacional, colocando a mão na massa se sentem mais úteis do que na gestão. Isso não é demérito e sim um objetivo do indivíduo. Já outros querem chegar à presidência, porque tem esta ambição ou mesmo porque querem status e bom bônus para pagar de pensão depois e não ter família. Não é crítica, são alguns fatos reais que podem ser mudados pelo indivíduo. Quantidade de horas dedicadas ao trabalho não refletem em qualidade excepcional do trabalho produzido.

Você é o ÚNICO responsável pela sua carreira. Crie sua carreira, planeje-a e se não der certo, saia em carreira para outra oportunidade.

Pense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário