sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aumento nas doenças mentais - considerações

No UOL há uma reportagem sobre o aumento das doenças mentais (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1011732-afastamentos-por-doencas-mentais-disparam-no-pais.shtml). O mais interessante é ler os comentários que as pessoas postam sobre a reportagem. Há de tudo um pouco:
  1. Os que acreditam na doença;
  2. Os que não agreditam;
  3. Os que aproveitam para relacionar a doença com os políticos que aí temos;
  4. Os que culpam o governo;
  5. etc.
 Ao bem da verdade, as doenças menstais existem e estão catalogadas em um manual de doenças mentais, o DSM, utilizado por médicos-psiquiatras. Uma pessoa com doença mental, distúrbios ou afins deve procurar ou ser levada a um psiquiatra e este pode indicar um tratamento com remédios e/ou um tratamento com psicólogos.
Acreditando ou não, estas doenças existem e não é de hoje que este número de casos vem sendo noticiado, sempre com crescimento.
A carga de trabalho, a pressão nas empresas, os problemas de saúde em família, enfim os problemas da vida podem gerar estes transtornos, que podem aparecer mais ou menos cedo, ou "nunca" porque a pessoa não acredita que tem.
Doenças mentais (transtornos, depressão, ansiedade, problemas psicológicos em geral) sofrem discriminação no sentido de que os outros acham que é frescura, quer matar dia de trabalho, quer dar uma "louco" enfim, um monte de coisas para escapar de compromissos, menos doença. São doenças, tanto que tem CID.
Pessoas podem fingir certos casos? Podem, já vimos isso até em casos de corrupção anunciados pela mídia. Mas há sim os casos sérios e tem muita gente que a depressão está dançando ao seu redor e não vê. Não se resume a um simples "não quero fazer nada", nem sempre é assim.
Existe gente querendo dar golpe, faltar ao trabalho, sim existe sem dúvidas. Da mesma forma que existe gente que diz trabalhar, é lider mas dá toda a carga para seus subordinados mas leva a fama. Na realidade este é uma doença aara empresa e ninguém vê.
Os professores nas escolas públicas estão se afastando por causa destas doenças, por que seu dia a dia é cheio de falta de respeito, alunos que bebem, fumam em sala de aula, levam seu "novo orgão" para as aulas, ou seja, o celular, a falta de base nas famílias (educação vem de berço), a falta de participação dos pais, a flata de apoio do governo, a falta de respeito ao trabalho do professor, tanto por parte das famílias como por parte do governo etc. Tudo isso leva a problemas, a afastamentos temporários ou permanentes. Isso existe e isso é sério!
Nós humanos, temos muita, mas muita capacidade de trabalho, de inteligência, de superação. Mas temos limites e muita gente desconheçe ou desrespeita seus limites ou ainda, pemite que outros o façam por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário