segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Alguns pensamentos...

Não espere que a maioria das pessoas entendam seus problemas. Ainda mais quando eles envolvem questões psicológicas. O mundo hoje está com forte tendência para o racional e o individualismo, infelizmente. Procure um profissional gabaritado para tal ou pessoas em que realmente possa confiar. Muitas vezes um ouvido amigo ou um simples ato de dialogar já ajuda muito. Desde que seja olho no olho. Nada de SMSs, MSN ou assemelhados. Largem estes bichinhos virtuais.

Ainda existe uma grande distância entre a medicina e a psicologia. Muitos médicos acham que o stress é frescura, onde o que se deseja é ter um ou mais dias em casa. Isso se agrava se você for ao hospital na segunda ou sexta-feira. A visão sistêmica é realmente difícil de ser aplicada, precisa de disciplina nos envolvidos, mas é a única que explica certas ocorrências, como a relação de doenças versus problemas psicológicos (ansiedades, frustrações entre inúmeras).

Um dia, quem sabe, alguns pesquisadores consigam mostrar cientificamente a relação acima. MAS o desafio continuará, porque os próprios indivíduos não acreditam que possam ter este tipo de problema. Inclusive muitos pesquisadores podem achar perda de tempo.

E o que tudo isso tem haver com o Mundo Corporativo com seus homens práticos, mas que muitas vezes, continuam sem chegar a lugar algum com toda a sua praticidade em detrimento do pensar (planejar)? A empresa nunca existiu, triste saber disso agora em pleno 2011!?!? O prédio da empresa não compra, não fala, não tem sentimentos, não paga, não recebe etc. Quem faz isso e MUITO mais são as pessoas, enfim, seus(suas) colaboradores(as). Portanto problemas deste tipo (citados amis acima) afetam as relações das pessoas. Contratar outro? Bem, há casos e casos em que até concordo, mas na maioria das vezes é fugir dos problemas pela forma mais fácil e perder, muitas vezes, conhecimento, capital intelectual. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário