domingo, 16 de setembro de 2012

Faltam profissionais com qualificação ?

Este post expressa uma opinião sem grandes pesquisas sobre assunto. O que é qualificação na realidade? Formação acadêmica? Acredito sim, há falta de caráter das pessoas, honestidade, compromisso, fidelidade entre outras características de personalidade e, muitas delas vindo de berço. Isso sim está em falta!

A lei de Gerson, aquela que remete a levar vantagem em tudo é a mais praticada por muitos. Hoje o funcionário entra na empresa olhando o que ele pode desviar, roubar, onde ele pode obter ganho fácil e depois sair dizendo "não pega nada".

Falta gente comprometida, que o gestor possa confiar e saber que ele estará lá para fazer a sua parte no trabalho, pois foi contratado(a) para isso.

É isso que falta.

Falta padeiro, pedreiro, azulegista, jardineiro, eletricista e muitos "istas" e "eiros", como analistas de sistemas e engenheiros civis, cujo primeiro se encheu se ser explorado pelas empresas que fazem uso de TI, ou seja, praticamente 100%. Os outros sempre foram colocados às margens do mercado e hoje o mesmo mercado que os desrespeitou, paga muito bem e mesmo assim não tem gente.

Há muita gente estudando em diversas áreas, inclusive em nível de pós-graduação seja em especialização, mestrado e doutorado. Mas ao mesmo tempo estão sem trabalho e não tem oportunidade no mercado. Conheço gente com MBA aliada a grande experiência na área financeira que infelizmente está sem trabalho. Também conheço gente com duas especializações e experiência de mercado que não recebe um único telefonema para agendar uma mísera entrevista.

Gente com inglês fluente, experiência e formação sem trabalho. Falta qualificação?!?!?!?!? Muleta, as empresas na realidade não sabem o que querem. Somos bombardeados por reportagens recomendando que devemos estudar, enfim, estar sempre atualizado, mas isso não é certeza, não há correlação forte entre estudo e a certeza de ter um trabalho, um bom salário.

Através do empirísmo o Mundo Corporativo sugere utilizar um script, um papiro que foi encontrado e é utilizado até dias de hoje, com as regras (erradas) de como atuar em uma empresa. É o mesmo descontrole de sempre, estoque e/ou almoxarifados mal controlados permitindo o desvio de mercadorias, é o lucro acima de qualquer coisa, é a falta de visão estratégica de custos (e não o sempre imbecil corte de copo para água), o corte de funcionários operacionais (que colocam a mão na massa), a proteção do departamento comercial que sempre pode tudo e o resto é resto, onde o planejamento é coisa de burocrata, projeto é algo usado sem conhecimento de causa entre outras coisas. Indústrias diversas,  gráficas, empresas químicas, de tecnologia entre outras, fazem o mesmo tipo de ação. Claro há as que trabalham corretamente e com outras abordagens, mas são poucas.

Tem muita gente sem trabalho, qualificada, de boa índole e com experiência, simplesmente jogada às margens do mercado. Por que? Os motivos são inúmeros, indo desde a psicóloga da seleção que não foi com a cara do indivíduo até falta de conhecimento sobre o que a empresa realmente quer e espera de um colaborador.

MENOS, falta de qualificação.

3 comentários:

  1. Sob a forma de complemento: há inúmeras pessoas que estudaram muito em suas vidas, inclusive chegando à pós-graduação. Mas, falta a tão perseguida experiência, ao menos no ponto de vista do mercado. São pessoas condenadas a viver em empregos que não dão mais perpectiva alguma, como é o caso dos professores estaduais, que mesmo concursados enfrentam problemas nas salas de aula, como falta de respeito, desinteresse entre outras coisas. Não têm respeito dos alunos, dos pais, do governo e nem mesmo de dirigentes. Muitos têm formação superior, são especialistas e quando não, mestres e doutores, mas o mercado não absorve, pois falta-lhes a experiência. Depois, reclamam que não há gente qualificada!??!
    Aos que pensam que dar aulas é fácil e/ou um emprego público é mamata, vá se informar primeiro e depois opine com conhecimento de causa. Sabemos que a indústria também demite facilmente e que os níveis de exigência são absurdos. Mas este é outro assunto.

    ResponderExcluir
  2. Somente a emergência pode, quem sabe, resolver este tipo de problema e, alguns muitos outros. A emergência, conceito das Ciências Sociais, daquilo que vem do povo, através de suas interações, que ninguém sabe de onde saiu, como começou. Somente o indivíduo tem o poder de mudar as coisas em sua volta, a política, o governo, as empresas, a educação, a saúde e muitas outras coisas. Basta querer e ter união, interesse. A sociedade como um todo parece caminhar para o individualismo, voltando-se para o seu ou seus e se esquencendo que outros precisam viver e têm este direito. Há 30 anos ouço falar do desemprego e ele sempre existiu antes e deve existir, mas virou desculpa para muita gente. Não é possível deixar pessoas, famílias inteiras passando fome em nome da "falta" de qualificação ou experiência. A "mensagem subliminar" do consumismo a qual vemos e somos submetidos todos os dias a todo momento quer que você cosuma, para assim, manter os grupos econômicos funcionais e lucrando. Mas com menos gentes consumindo, vamos manter este mesmo consumismo utilizando somente alguns grupos que ainda podem comprar? Rerão que comprar mais e mais, por simples compulsão, sem uso, sem necessidade e agredindo o meio-ambiente.
    Muita coisa precisa mudar e, isso tem que começar pelas pessoas. As redes sociais são ferramenta importante para esta ação. Mas são utilizadas para postar fotos e fazer um verdadeiro LOG da vida do indivíduo. "Veja esta foto", "Hoje de manhã fui cagar" e assim por diante. Sigam o exemplo da menina que postou a estado deplorável em que se encontrava sua escola e cobrem as autoridades e busquem mudanças para o que está acontecendo ao seu redor.

    ResponderExcluir
  3. As empresas já se decidiram o que realmente querem em seus mercados? primeiro isso, depois descubram que profissionais desejam

    ResponderExcluir