sábado, 10 de dezembro de 2011

Uma breve comparação: Medicina e TI

O rapaz estava estressado e foi ao Médico. O volume de trabalho, as cobranças desmedidas, os prazos "sempre para ontem", a falta de planejamento, a falta de processos, a falta de liderança entre outras coisas propiciaram o desencadear de alguns sintomas.

Relatados os sintomas e relatados os possíveis motivos do stress, a médica disse que estressante é a medicina por lidar com vidas. Realmente é estressante, mas uma pesquisa há um tempo apontou a área de Tecnologia da Informação como mais estressante que a Medicina. Realmente a Medicina lida com vidas, é estressante e ao mesmo tempo o médico deve ter interesse pela vida, o que se vê pouco atualmente, ao menos em alguns exemplos que temos acompanhado.

A Tecnologia da Informação não mata ninguém, ao menos declaradamente, mas erros em sistemas, paradas de redes, falta de comunicação (internet, links e afins), problemas com banco de dados que geram paradas ou mesmo problemas em seus objetos (tabelas e afins), falta de alinhamento com o negócio (o que muitas vezes não é culpa da TI, mas sim do Staff que não vê a TI como estratégica), dentre inúmeras variáveis, podem parar uma empresa e ocasionar um grande prejuízo ao negócio, seja de faturamento ou mesmo em seu mercado. Muitas pessoas podem perder seus empregos, e cada uma destas pessoas têm família.

Portanto, uma lida com a vida e a morte, mas a outra tem seu peso na manutenção da vida dos funcionários e suas famílias.

Claro, a Medicina é muito mais importante, mas nem por isso deve desconsiderar o stress das outras áreas, porque ele existe. Não se pode encarar o problema como um "problema que todos passam atualmente e/ou porque esta ou aquela área é mais importante".

Quer saber mais sobre o stress? Leia no link http://www.cerebromente.org.br/n03/doencas/stress.htm no site Cérebro e Mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário