domingo, 29 de agosto de 2010

Sobre a área de tecnologia da informação

Não posso dizer que a área de tecnologia da informação é uma área ruim. O que a faz ruim, no meu ponto de vista, são as pessoas, sejam elas os próprios que se dizem profissionais, como também as empresas, que não dão, em sua maioria, a mínima atenção para esta área estratégica, assim como RH, Marketing, Qualidade e Custos. Com relação aos profissionais da área, temos muitos excelentes profissionais, mas ao mesmo tempo, temos um monte que curiosos, políticos, outros vagabundos pendurados no pescoço de alguém com mais "poder" dentro da empresa, verdadeiros seres intocáveis, onde basta alguém criticar, por mais simples que seja, que no dia seguinte é despedido. Foram muito anos de dedicação a esta área, de luta, de aprendizado, de ensino, mas uma hora cansa!
Como está escrito em um livro de uma religião, que não convém citar, mas que mostra que não devemos colocar a culpa nos outros, quando não conseguimos alguma coisa, ou que caímos, por causa de alguém, eu acredito que não resolve colocar a culpa nas pessoas. Os incomodados que se mudam, não é isso que diz um ditado? Não dá para dizer que TI será deletada de uma vida, o trabalho irá continuar, em outras esferas, com gente de vontade, com mais utilidade, com mais objetivo, método, sem esbarrar nas burrocracias, isso mesmo, não é erro de português, sem politicagens que só tomam tempo útil, com mais valor, mais atenção, mais reconhecimento entre outras coisas.
Mas...o trabalho não irá continuar, ao menos para um profissional, dentro das empresas. O descrédito nestas estruturas é imenso!! Não dá para acreditar nas mudanças que pregam, em ações desconectadas de planejamento, sem valor, sem reconhecimento, só vendo visto como um custo e que basta apertar um botão que tudo está pronto.
Hoje, é difícil trabalhar sem planejamento, sem processo e sem projeto. Mas elas ainda insistem no imediatismo, e que o único departamento que importa é o comercial. O resto é custo. Bem, quem sabe, um dia aprendem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário